Não é de hoje que o InternetLab, centro independente de pesquisa interdisciplinar, desenvolve importantes iniciativas que promovem o debate acadêmico e a produção de conhecimento nas áreas de direito e tecnologia, em especial no campo da internet.
A mais recente é a plataforma denominada “achearegra”, iniciativa que contou com apoio do *desinformante e que foi expandida com o apoio do projeto Greater Internet Freedom (GIF), do Internews, por meio da Derechos Digitales.
O “achearegra” concentra os Termos de Uso e Políticas de oito redes sociais e aplicativos: Facebook, Instagram, Linkedin, Telegram, TikTok, Whatsapp, X (antigo Twitter), Kwai e YouTube
É uma plataforma que tem um funcionamento simples e didático e permite a pesquisa de livre de termos em 24 categorias, tais como Assédio, Bullying, Desinformação, Direito Autoral, Discurso de Ódio, Eleitoral, Privacidade da Dados, Violência, entre outros.
A ideia do repositório é justamente promover maior transparência e compreensão das regras, direitos e deveres de tais plataformas e dos usuários. Conforme esclarece o InternetLab, as ferramentas do “achearegra” permitem a realização de buscas por plataforma e classe de regras, além de guiar usuárias e usuários aos mecanismos de denúncia.
Consulte: https://achearegra.internetlab.org.br/ e https://internetlab.org.br/pt/